Consolação e esperança

Os Leigos Missionários da Consolata da Comunidade de São Paulo, se apresentam como voluntários na Fazenda da Esperança.

Por Orestes Asprino e Dalgi Vivan *
Foto: Arquivo LMC
leigos_missionarios_da_consolata_outubro_2015

Orestes e Dalgi falando sobre irmã Irene Stefani na Fazenda da Esperança.

À primeira vista, o ato de consolar pode parecer passivo e inconsequente. Consolar é estar ao lado, ouvir, pacificar, solidarizar-se, tranquilizar... Mas, consolar não é só isto. Este é o primeiro momento da Consolação. Ela implica, primeiro, a solidariedade (“Eles não tem mais vinho” - Jo 2, 3), depois, aponta saídas para a situação de sofrimento (“Façam o que Ele mandar” - Jo 2, 5). Assim, iluminados pelo carisma da Consolação do Bem-aventurado José Allamano, cumpre-nos não só estar ao lado, mas, também, caminhar juntos para uma saída.

Basta um rápido olhar sobre nossa realidade atual para identificarmos aqueles que são os excluídos, marginalizados, os “leprosos” do mundo contemporâneo. Além do terrorismo, o avanço do abuso das drogas, entre outras coisas, causam cada vez mais sofrimento ao ser humano, às famílias.

Pensando nisso, nós, Leigos Missionários da Consolata da Comunidade de São Paulo, decidimos apresentar-nos como voluntários na Fazenda da Esperança, uma instituição católica, de iluminação franciscana, que atende e acolhe dependentes de todas as drogas. Quase sempre, os governos apenas os desintoxicam e os devolvem à sociedade. Algumas instituições de caráter religioso fazem uma proposta consequente: acolhem e propõem um caminho de retorno ao sentido da vida, à integração do eu à sociedade. A Fazenda da Esperança se propõe a fazer isso, baseada em três pilares: trabalho, convivência e espiritualidade. Nós estamos na unidade de Iguape, São Paulo, como voluntários, nas aulas de catequese, na formação, nas celebrações, na secretaria, com atendimento individual aos acolhidos e às suas famílias.

Retornando das cerimônias de beatificação de irmã Irene Stefani, a Niyatha, no Quênia, fomos convidados a partilhar esta experiência com os internos da Fazenda. Foi um momento de muita reflexão para eles, que tiveram também a oportunidade de conhecer um pouco da música e dos costumes dos quenianos.

* Orestes Asprino e Dalgi Vivan são Leigos Missionários da Consolata - LMC, da Comunidade São Paulo.
(CC BY 3.0 BR)