Continentalidade dos LMC

leigos

Encontro internacional une leigos missionários do continente americano.

Por Fátima Bazeggio *

Em 2010 relizou-se a primeira assembleia internacional dos Leigos Missionários da Consolata (LMC) em São Paulo, Brasil, demonstrando o desejo de unir os leigos até então acompanhados pelas irmãs e outros pelos padres, em uma assessoria comum. Hoje existe uma secretaria continental com representantes de Colômbia, Venezuela, Argentina, Canadá e Brasil.

Assim como para todo o mundo a pandemia da Covid-9 trouxe mudanças nas condições de vida e nos hábitos das pessoas, a secretaria continental passou a se comunicar através de plataforma eletrônica, e por incrível que possa parecer, isso favoreceu a frequência da comunicação, estreitando laços de solidariedade entre os representantes dos países e por consequência mais partilha de vida, de sonhos e desafios que são enfrentados na vida laical em cada realidade.

Em 22 de novembro de 2020, dia de Cristo Rei e no Brasil o Dia Nacional dos Leigos, aconteceu um encontro da secretaria continental LMC com irmã Gabriella Maria Bono e seu conselho e os conselheiros representantes do continente América, irmã Maria Conceição Nascimento da Silva e padre Jaime Patias.

Dando sequência aos temas abordados em encontros anteriores, os participantes demonstraram muita alegria pela unidade e comunhão que vem se fortalecendo a cada encontro e com muita clareza e simplicidade foram expondo a realidade em que vivem em seu país de origem.

Espalhados pelo continente

Carole Levasseur representou a delegação Canadá- Estados Unidos e México. Esta leiga se encontra sozinha no Canadá. Nos Estados Unidos, há um casal LMC - Freddy e Nérida e no México o casal Wilmer e Ginette. Carol já esteve presente em missão na Colômbia, no México e no Brasil.

Na Argentina existem dois tipos de grupos de LMC. Quatro localidades com assessoria IMC que são; Buenos Aires, Formosa, Salta, Jujuy e Mendoza e representados na secretaria continental por Adrian Valdez. Também na Argentina se encontram outras quatro localidades de leigos assessorados pelas MC. Palo Santo, Machagai, Mendoza e Buenos Aires. Essas comunidades são representadas por Mário Miranda.
Ana Maria Plata Gomes da Colômbia informou a existência de quatro grupos LMC respectivamente: Bogotá, Cali, Bucaramanga, e Medellín. No momento um casal LMC se encontra em missão em Medellín e duas LMC em Bogotá.

Wilfer Javier Ramirez, representante da Venezuela falou de três localidades de LMC no país: Caracas, Barquisimeto, Maracay. O trabalho missionário é realizado junto à população indígena e afro e já enviaram integrantes dos LMC para a missão Ad Gentes.

Fátima Elisa Bazeggio do Brasil reforçou as prioridades que foram sintetizadas em pesquisa prévia feita com seis comunidades: Rio de Janeiro, São Miguel Paulista, Votuporanga, Jandira, São Bento e São Paulo. Dentro da região Amazônica há dois grupos LMC, um em Manaus (Amazonas) e outro em Boa Vista, Roraima.

O LMC vocacionado não é colaborador, funcionário, amigo ou benfeitor. Ele recebeu um chamado e deu seu sim para ser o terceiro sujeito carismático desta família missionária. É necessário garimpar e identificar nas atividades corriqueiras do leigo, valores missionários.

* Fátima Bazeggio, LMC - São Paulo, Brasil, com informações colhidas por Mário Miranda, LMC Argentina. Publicado na Revista Missões, Dezembro 2020.