Nesta minha caminhada, o mais interessante é a multirreligiosidade, um respeitando o outro, um aprendendo e ensinando o outro, e todos num só caminho que nos leva a Deus.
Por Maria Cristina V. Hugenschimidt*
Lendo um artigo de Lara Sayão Lobato de A. Ferraz - A religião se aprende na escola (ver google) - pude perceber que nós, Leigos Missionários da Consolata - LMC, a todo momento estamos voltados ao ensino-aprendizagem, e a religião está presente no imaginário da educação de um modo geral e não só na escola.
Em minha caminhada religiosa (EJC, ENS, e agora há quase quatro anos como LMC) descobri que nosso caminho, com obstáculos, alegrias, tristezas, altos e baixos, é para chegar a Deus, e para isso devemos ter, com todos que nos cercam, a sensibilidade em poder ouvi-los e ajudá-los a encontrar um bom caminho.
“A sociedade brasileira possui um intenso apelo religioso; a religião está presente no imaginário popular, nas conversas de bar, na moda, na mídia, no folclore e até mesmo em cada esquina nas inúmeras seitas que surgem a cada dia. É fato que a Educação não está alheia à interferência do fenômeno religioso e do modo como este é interpretado e vivenciado.” (Lara Sayão)
Foi ouvindo as orientações de Padre Allamano que Irmã Irene Stefani soube se aproximar dos povos onde morou. Trabalhou com eles para conhecer a língua e seus costumes, então pôde iniciar sua maior missão: “apresentar” Deus a cada um.
O LMC na Educação, além de orar pelos seus alunos e também pelos demais profissionais da escola, deve demonstrar em suas atitudes o que espera de todos: o falar baixo, não se irritar, estar sempre sorridente (como é difícil!).
E nesta minha caminhada, o mais interessante é a multirreligiosidade, um respeitando o outro, um aprendendo e ensinando o outro, e todos num só caminho que nos leva a Deus.
A Educação é entendida como processo que deve levar ao conhecimento do essencial de si mesmo, do mundo e do outro; que vai permitir a autodeterminação. É preciso que se encaminhe o processo educativo para o essencial, não para o acidental (Werneck,1991:156); logo, a educação encaminha-se para a autenticidade.
Se somos religiosos neste mundo com valores manipuláveis pela mídia, um mundo de absurdo, indiferente e até com apelo religioso confuso, nós LMC devemos ser uma possibilidade de encontro com Deus, através de uma amizade sincera, livre de interesses, fazendo com que cada um perceba-se e aprenda a se relacionar com o mundo, com o outro e, essencialmente, com Deus.