Novena celebra 31 anos de beatificação de José Allamano

Novena une comunidades para rezar pela canonização do Fundador dos Institutos dos Missionários e das Missionárias da Consolata.

Por Márcio Mariano

Em 7 de outubro de 1990, tendo sido reconhecidas suas virtudes heroicas, a Igreja Católica Apostólica Romana declarou Bem-aventurado o padre José Allamano, Fundador dos Institutos dos Missionários e das Missionárias da Consolata.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Fonte José Allamano, casa de Fátima Bazeggio, LMC. Foto: Arquivo LMC

Neste ano, nós, Leigos Missionários da Consolata, queremos nos preparar para o aniversário da festa de beatificação do nosso Fundador com uma Novena que se realizará no período de 28 de setembro (hoje) a 6 de outubro, data que antecede o dia do aniversário da beatificação.

Na liberdade e com a criatividade própria dos leigos, convidamos todas as comunidades do Brasil a se unirem em oração pelo processo de canonização do padre Allamano, sendo que a partir de hoje, disponibilizaremos o material da novena.

Nossa Senhora Consolata, rogai a Deus por nós e pelo Bem-aventurado José Allamano.

Avanti in domino!

Márcio Mariano é Leigo Missionário da Consolata, São Paulo, SP.

Novena pela canonização do Bem-aventurado José Allamano

Primeiro Dia

Sinal da Cruz

Ó Pai, sob a intercessão de Nossa Senhora Consolata, imploramos a graça da canonização do Bem-aventurado José Allamano, Ministro de consolação e Fundador da Família Missionária da Consolata, por sua vida ter sido pautada na fé, esperança e caridade em Cristo.

Oração Inicial
Ó Pai, fonte de todo bem, nós vos louvamos pelos dons que concedestes ao Bem-aventurado José Allamano, que foi, na Igreja, Ministro de consolação e Fundador da Família Missionária da Consolata.

Queremos, Senhor, imitar seus exemplos e assumir com coragem e criatividade a Missão evangelizadora da Igreja, a fim de que o vosso Reino se estabeleça em toda terra.

Possa a Igreja proclamar a sua santidade, e ele não cesse jamais de nos abençoar.

Por Cristo, Senhor nosso Amém!

O Fundador nos inspira a termos um rosto sorridente

Narrador 1
Muitos o recordam do mesmo modo iluminado por um sorriso, luz de sua alma pura e serena que
tinha algo do sorriso de São Francisco de Sales.

Com expressão sorridente, calma, afável, ia ao encontro da pessoa que dele se aproximava.

Narrador 2
Despertava a confiança, mesmo pelo leve sorriso que resplandecia, quase habitualmente, em seu rosto.

Conquistava o ânimo do interlocutor, ganhava a sua simpatia, o seu coração. Ao falar com ele a gente deixava-se logo vencer, ele tornava-se o nosso dono, terminava se colocando o coração em suas mãos.

Oração
Senhor, nestes tempos de pandemia, estamos atravessando um período árido, marcados por tantas perdas como emprego, liberdade em nosso ir e vir e, principalmente, pela morte de familiares, amigos e conhecidos.

Uma voz da Bíblia
“Então se enchia de riso nossa boca, nossa língua de júbilo. Então se dizia entre as nações: O Senhor fez por eles grandes coisas.” (Sl 126, 2)

Súplica
Senhor, ajudai-nos a manter nosso rosto sorridente em todos os momentos de nossa missão de Leigos
Missionários da Consolata, pautados no carisma do Bem-aventurado José Allamano.

Pai Nosso - Ave Maria - Glória ao Pai

Bem-aventurado José Allamano, intercedei a Deus por nós!