Participando do Capítulo Geral

Leigos Missionários participam de Capítulo Geral das Missionárias e dos Missionários em Roma, Itália.

Por Fátima Bazeggio*

Para participar junto com as irmãs missionárias da Consolata em seu Capítulo Geral em Roma, Itália, um grupo de leigos vindo de vários países se encontrou em Nepi a fim de partilhar caminhos e experiências motivadas pelo mandato missionário de Jesus. (Mt 28, 19-20)

leigoscapitulo12017Neste encontro foram apresentadas as sínteses das questões que as seis comunidades dos Leigos Missionários da Consolata (LMC) Brasil refletiram e enviaram, formando desta forma um documento que reflete os caminhos conjuntos realizados com as missionárias e os missionários, assim como sonhos no que se refere à missão e vocação dos LMC e futuros projetos ligados à realidade.

Ouvir os representantes LMC da Argentina, Colômbia, Venezuela, Tanzânia, Quênia, Moçambique, Itália e Brasil assegura e reafirma a importância do protagonismo leigo para os Institutos e para a Igreja como sal e luz. Sentimos verdadeiramente que a partilha aproxima e enriquece a família consolatina, pois, esta caminhada responde ao convite de Jesus e aos sinais dos tempos.

Nos dias 24 e 25 de maio na casa geral das Missionárias da Consolata, em Roma, os LMC juntos com as missionárias e os missionários tiveram a oportunidade de fazer uma jornada com irmã Irene Stefani através do convidado especial, padre Giuseppe Frizzi, que com maestria apresentou aspectos sobre a vida e obra da irmã Irene, chamada por todos por “Mãe, toda Misericórdia”.

Como LMC do Brasil, desde 1992 percorremos um longo caminho; desde a tomada de consciência do “ser” Leigo Missionário, até o sentido de pertença à família da Consolata como terceiro sujeito carismático. Nos encontramos hoje bebendo da mesma fonte do carisma com absoluta igualdade e não dependência para viver e encarnar em nossa vida a presença do amor misericordioso de Deus.

*Fátima Bazeggio é Leiga Missionária da Consolata.