Região Brasil em Assembleia

Ficou claro que os leigos devem assumir sua vocação específica, e que o chamado para viver o seguimento de Jesus sempre deve estar iluminado pela proposta de José Allamano de fazer o bem, bem feito.

Por Secretaria da Assembleia dos LMC

Foi realizada entre os dias 11 e 12 de março de 2017, na Casa de Encontro Recanto Consolata, a Assembleia dos Leigos Missionários da Consolata (LMC), com a presença das Comunidades de São Paulo, Jardim São Bento, Jandira, São Miguel Paulista e Rio de Janeiro, com a participação dos assessores dos LMC, irmã Maria Angelina e padre Paulo Mzé.

_MG_0002Tendo em vista o Encontro dos LMC no Continente América realizado em Bogotá, Colômbia, no mês de janeiro e, em sintonia com os Capítulos Gerais dos MC e IMC que acontecerão em Roma, Itália, em maio, os LMC refletiram a caminhada no continente América, bem como, a representação dos LMC para os Capítulos Gerais.

A primeira parte do sábado, 11, foi destinada a refazer os passos históricos dos LMC numa linha do tempo, tendo o professor Orestes buscado na Conferência de Muranga o germe dos LMC. Naquele contexto nasceu a experiência na qual todos os leigos foram chamados a uma proposta de vida a partir de uma pergunta original que é antes de tudo a de construir relações com o jeito do Bem-aventurado José Allamano, sendo sal, luz e fermento no mundo onde vive.

Ficou claro que os leigos devem assumir sua vocação específica, e que o chamado para viver o seguimento de Jesus sempre deve estar iluminado pela proposta de Allamano de fazer o bem, bem feito e sem barulho, mas nunca esquecendo de que o ser precede o fazer. E ao assumir a proposta de partilha do carisma, os LMC assumiram as metas de:

1- Recuperar a memória histórica da caminhada para que fortaleçam a apropriação e vivência do carisma do padre José Allamano;
2- Pontuar os acontecimentos que marcam o início e a sua caminhada para gestar a sua identidade;
3- Identificar na vida do grupo a sua sintonia com os seus membros, com os outros grupos, com os Institutos e a Igreja;
4- Verificar se a caminhada responde ao convite de Jesus (Mt 28,19) e aos sinais dos tempos.

No segundo momento, Fátima Bazeggio abordou o tema princípios e perfil do LMC que se fundamenta no tripé: Vocação, Espiritualidade e Missão, sendo que o chamado à conversão que implica em mudança de rumo deve levar o leigo a viver com convicção a sua missão até as periferias existenciais.

Na sequência, Fabrícia Paes e Janice Oliveira discorreram sobre as propostas e os compromissos assumidos nos encontros continentais, ocorridos em: 2010 - São Paulo – Castelinho - Brasil; 2011 – Turim/Roma – Itália; 2013 – Maracaibo – Venezuela e 2017 – Bogotá – Colômbia. Na parte da tarde Ir Anair Voltolini, Superiora Regional das Missionárias da Consolata deteve-se a discorrer sobre os objetivos do Capítulo Geral que ocorrerá em Roma, Itália, no próximo mês de maio, e tem como objetivo avaliar o caminho percorrido pelo Instituto e programar o seu futuro, informando que o Instituto antecipadamente já assumiu as seguintes prioridades para a missão no continente:

a) A causa indígena;
b) Os migrantes e os refugiados;
c) A Amazônia;
d) A Juventude;
e) Periferias Urbanas e Existenciais.

Padre Paulo Mzé, em nome do superior dos missionários da Consolata, padre Aquiléo Fiorentini, também fez importantes colocações acerca do Capítulo Geral e do continente americano.

Após a celebração da santa missa presidida por padre Paulo, a leiga Fabrícia apresentou brevemente o perfil do Coordenador Nacional, visando a escolha de dois representantes do LMC da Região Brasil junto ao continente. A votação culminou com a indicação dos nomes de Fátima Bazzegio e Fabrícia Paes.

O domingo foi destinado à partilha e síntese das respostas das três questões enviadas pelo Conselho Geral das Missionárias da Consolata que serão apresentadas no Capítulo Geral:

1 – Os recíprocos caminhos: momentos fortes em que os leigos estiveram unidos como família.
2 – Os sonhos: no que se referem à missão e a vocação dos LMC.
3 - Os futuros projetos: ligados à realidade concreta.

Os LMC Região Brasil serão representados no Capítulo Geral pelo casal Luiz e Fátima Bazzegio e voltarão a se reunir nos dias 16 e 17 de setembro, em Votuporanga, para um encontro de formação.

A Assembleia encerrou-se com o já tradicional almoço em clima de confraternização e alegria.