Testemunho de fé

Todos os batizados são chamados a ser luz e sal da terra e testemunhar o amor de Deus, sendo esse um grande desafio no mundo de hoje onde se valoriza mais o ter que o ser.

Por Dóris de Garcia

Meu nome é Dóris de Garcia, sou casada com Ramiro e temos dois filhos Javier e Luis. Somos imigrantes da Bolívia e há 31 anos moramos no bairro da Pedra Branca em São Paulo.

Nasci em um lar católico e cresci vendo a minha mãe fazendo trabalhos voluntários com as irmãs carmelitas. Assim que chegamos ao bairro da Pedra Branca nossa preocupação foi logo procurar a paróquia da Penha para participar da celebração eucarística sendo que mais tarde conhecemos a Comunidade São Marcos agora Paróquia São Marcos Evangelista. Muito tímidos, chegamos cedo e nos acomodamos e antes do inicio da celebração o padre perguntou quem estava ali pela primeira vez. Nos entre olhamos e ficando de pé nos apresentamos à comunidade onde fomos muito bem acolhidos, o que nos proporcionou grande alegria.

pareradiciLogo começamos a participar da comunidade com um pouco de dificuldade, sobretudo, com o idioma, mas, rapidamente assimilamos e superamos os obstáculos, iniciando dessa forma o processo da nossa inculturação.

Minha experiência com os missionários da Consolata veio com o convite do padre José Radici para trabalhar na casa paroquial, convite esse que aceitei com grande alegria. Ao longo do tempo o testemunho de vida e a simplicidade dos padres José Racidi(+), Spirito Sevega e Severino Bordignon(+) me conquistaram e contribuíram para o fortalecimento da minha vocação de leiga e catequista. Uma das frases mais lindas que sempre ouvia deles e que levo até hoje na minha vida é: "não é maior quem senta à mesa e sim aquele que serve a mesa".

Todos os batizados são chamados a ser luz e sal da terra e testemunhar o amor de Deus, sendo esse um grande desafio no mundo de hoje onde se valoriza mais o ter que o ser. Como Leigos Missionários da Consolata temos a responsabilidade de democratizar a palavra de Deus entre nossos irmãos, estar junto com os que sofrem e ser um com eles.

Profetizar nosso batismo requer um comprometimento com a verdade, partilhar o pão da unidade, sair de nosso conforto e ir ao encontro de nossos iguais, ouvir seus anseios no completo silêncio, sendo que isso requer de nossa parte um tempo de entrega e uma autêntica alegria de servir.

Na doação de vida e no serviço de homens e mulheres, independente do seu nível de instrução, mas carregadas de ardor missionário, de fé e de força, de coragem e esperança é que visualizamos a oportunidade do leigo mostrar seu protagonismo e valorizar o dom de sua vocação.

Neste ano dedicado ao laicato deixamos aqui um breve relato de nossa caminhada como LMC, que busca viver na fé, que busca ser sal e luz, ser testemunho dos valores Evangélicos num mundo em constante transformação, como membros do corpo de Cristo e de sua Igreja.

Dóris de Garcia é LMC Comunidade São Paulo.