O Leigo Missionário da Consolata é um vocacionado. É um chamado a seguir a Cristo, Filho Missionário do Pai, que vivencia o Carisma e a Espiritualidade do fundador, o Bem-aventurado José Allamano. Almeja uma santidade que se nutre de ações cotidianas e busca realizar com perfeição o ordinário de maneira extraordinária.

HISTÓRIA

A partir da beatificação do padre José Allamano em 1990, os Institutos Missões Consolata (IMC) e Missionárias da Consolata (MC) passaram a refletir sobre a possibilidade da partilha do carisma com os leigos. Cada Região foi convidada a iniciar um estudo para definir o objetivo e a modalidade do Projeto LMC, para ser apresentado no futuro Capítulo Geral que aconteceria em 1993.

No início de 1993, a Região Brasil MC, fez uma primeira reunião com leigos

provenientes de vários lugares do país e diante da adesão à proposta, mesmo tímida, juntos traçaram algumas modalidades do projeto de condivisão do Carisma com os leigos. Modalidades estas apresentadas no Capítulo MC de 1993.

Os convidados sentiram desde o início um forte apelo para saírem de si mesmos e irem além dos serviços que executavam e assumirem uma missionariedade consoladora libertadora lá aonde estavam: família-profissão-sociedade-comunidade. Este comprometimento com a realidade os desafiou a abraçar a espiritualidade do jeito do Padre José Allamano, centrada em Jesus Cristo Filho Missionário do Pai.

Em 1999, no Capítulo Geral MC, os Leigos Missionários da Consolata representando os continentes americano, africano e europeu apresentaram às Capitulares a avaliação da caminhada percorrida. As participantes depois de ouvirem as experiências feitas em vários países, em oração e discernimento, decidiram iniciar o caminho de “abertura aos leigos até a condivisão do carisma”. O Instituto MC toma a responsabilidade de empenhar-se no acompanhamento e na formação. Afirmando que os Leigos juntamente com as Missionárias e os Missionários “formam uma só Família ao redor do Carisma. Uma só Família que bebe na mesma Fonte de vida; Família na qual existe absoluta igualdade e não dependência; Família na qual os membros são chamados a viver e a encarnar, cada um com sua vocação específica, a Face do Filho Missionário do Pai, o Filho Missionário, enviado para ser presença e testemunha do amor misericordioso de Deus” (Prot. Nº 138/2000 – Conselho Geral MC).

No Capítulo Geral MC de 2005, sediado em São Paulo/Brasil, os LMC apresentaram a avaliação do caminho formativo e suas propostas. Nesta ocasião, realizou-se o primeiro encontro internacional dos LMC. A essa altura o Brasil já contava com grupos de LMC em São Paulo (1993) Jandira (1994) e Votuporanga (1995).

A Região Brasil IMC em sintonia com a determinação do XI Capítulo Geral em 2005 e as decisões da X Conferência Regional (2006), começou a reunir pessoas interessadas em partilhar o Carisma e a Espiritualidade do Padre José Allamano, tendo em vista a criação de Comunidades LMC, em nível Regional. A partir de 2007 surgiram oficialmente os grupos do Jardim São Bento, SP, e no Rio de Janeiro. Mais tarde São Manuel, SP, Curitiba e Cascavel no Paraná também organizaram pequenos grupos.

Esses núcleos realizaram dois encontros gerais, em 2009 e 2010.

Em Janeiro de 2010, realizou-se em São Paulo, Brasil, o Primeiro Encontro de LMC-IMC-MC da América. O Encontro permitiu constatar a riqueza de vida e expressões missionárias das Comunidades LMC e o desejo de aprofundar a Identidade e construir caminhos de comunhão LMC-IMC-MC no carisma e na missão.

Cresceu nos LMC a convicção de que ser Leigo Missionário da Consolata é uma vocação, que leva a um estilo de vida, com um processo de formação e um compromisso concreto. A partir do Encontro Continental, todas as comunidades ou grupos de LMC do Brasil decidiram seguir um caminho de formação, comunhão e missão em conjunto, preservando a programação local. Nesse sentido, com esse objetivo de crescer na comunhão, aprofundar o carisma e pensar a missão, realizou-se nos dias 3 a 5 de dezembro de 2010, em São Paulo, o I Encontro Nacional dos LMC do Brasil Sul. O encontro reuniu no Recanto Consolata, cerca de 60 LMC das comunidades de São Paulo, Jandira, São Miguel Paulista, Votuporanga, São Manuel, Jardim São Bento (estado de São Paulo) e do Rio de Janeiro e Curitiba no estado do Paraná.