Dai-lhes vós mesmos de comer

“Pão em todas as mesas, da páscoa a nova certeza, a festa haverá e o povo a cantar, aleluia”.

de Fátima Bazeggio

Desde a antiguidade, a fome é vista como consequência de injustiças políticas e sociais. No sermão da montanha, Jesus nomeia as bem-aventuranças, elegendo o simples, o pequeno e o puro de coração, como objeto das benesses e das promessas do Reino de Deus. Mateus relata em seu Evangelho, os desafios da sociedade daquela época e da realidade dos escravizados e empobrecidos.

No alerta que Jesus faz, não resta dúvida de como identificar cada categoria dos necessitados. “Estive com fome e me deste de comer, nu e me vestiste, doente e me visitaste”.

No episódio da multiplicação dos pães, temos a figura de Jesus como o pastor que se compadece de suas ovelhas, e não permite que elas partam com fome. E todos comeram e ficaram saciados.
Em Lc 1, 53 vemos como Maria canta no magnificat. “O Senhor saciou os famintos e despediu os ricos de mãos vazias".

Panorama
fome23As estatísticas apontam como preocupante a escalada da fome no Brasil, com números surpreendentes e em rápida ascensão. Num país que tem uma agricultura bem desenvolvida e que em 2020 atingiu a marca recorde de exportação de grãos, como milho, soja, arroz e feijão, a fome é impensável. Mas junto a esse cenário de farta produção vem o agronegócio que considera o alimento, apenas como mercadoria, e que não tem por objetivo senão o lucro, deixando de lado a importância de alimentar a empobrecida população brasileira.

Todas as organizações que fazem parte da pesquisa do panorama da fome no Brasil apontam como causa, o desmonte das políticas públicas, as desigualdades sociais, a degradação do cenário econômico e a pandemia. Os números mostram que mais da metade da população convive com a insegurança alimentar em algum grau, de leve a moderado ou grave. A pandemia veio agravar esse cenário, juntamente com uma política de negacionismo e exclusão. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), esse lastimável quadro revelou que dentre os atingidos pela fome, as mais afetadas foram as mulheres e a população negra. Em 8 de junho de 2022 o segundo inquérito sobre a insegurança alimentar revelou que o Brasil apresenta uma população de 33 milhões de brasileiros que passam fome.

Vivemos tempos de reconstruir a prática de uma nova justiça, de uma nova sociedade. Somos cristãos que buscam no horizonte sinais de liberdade, de justiça, respeito ao próximo e promoção social. Temos em nossas mãos o compromisso de lutar para que todos tenham direito à vida em todas as suas dimensões.

Fátima Bazeggio é Leiga Missionária da Consolata, Comunidade São Paulo.