Igreja: lugar de brincar, se divertir e rezar

Crismandos e crianças da catequese se reúnem para brincar e rezar, na Comunidade Jardim Consolata, em São Paulo.

Por Márcio Mariano Moreira

Se alguém ainda acredita que não é possível brincar e se divertir na igreja, está totalmente enganado. No dia 19 de março, 14 jovens das turmas de catequese e crisma da Comunidade Jardim Consolata, São Paulo, SP, tiveram uma formação com metodologia diferente. Foi uma atividade lúdica e recreativa, que abordou assuntos relacionados com a Quaresma e a Campanha da Fraternidade.

LMCjogosMurilo Costa Moreira, JMC (Jovem Missionário da Consolata), é estudante do 3º semestre do curso de Educação Física e desenvolveu a programação do dia, adaptando ao jogo de Ludo (ou Torrinha para algumas regiões) perguntas do momento litúrgico atual da Igreja. Não bastava somente jogar o dado, mas também responder corretamente à pergunta correspondente da casa para avançar no jogo.

O resultado foi muita risada e diversão, com os acertos e erros. Mesmo tendo o sol forte como o principal adversário, o tabuleiro vivo foi transposto para o tabuleiro físico, o que facilitou o bem-estar da diversão.

Todos os participantes foram contemplados com bombons e para a equipe vencedora, uma barra de chocolate para cada um. Assim, a Igreja é o lugar onde cabem todas as juventudes, com suas características e vicissitudes.

Parabéns aos nossos jovens! E que mais iniciativas como esta possam surgir em nossas comunidades.

Márcio Mariano Moreira é Leigo Missionário da Consolata, LMC, São Paulo.