Vocação Missionária, um Chamado à Santidade

Os Leigos Missionários da Consolata – LMC, na Região Colômbia, se reuniram para celebrar a XIX Assembleia Nacional, nos dias 1 e 2 de junho de 2024, na Casa Central dos Missionários, no bairro Modelia de Bogotá.

Por Germán Fernando Angulo Asprilla*

Um belo encontro de família missionária onde Sacerdotes, Irmãs e Leigos de diferentes lugares onde animamos, promovemos e vivemos a missão com o carisma e os ensinamentos do Beato José Allamano, próximo Santo da nossa Igreja. Contou com a participação de 41 missionários: comunidades leigas de Bogotá, Bucaramanga, Cali e Medellín, duas Irmãs missionárias, Angélica e Inés Granja e os Padres Oscar Medina, referente dos LMC, Claudio Brualdi e Venanzio Mwangi, Superior Regional. Também participaram Leigos e sacerdotes de forma virtual.

O tema deste encontro foi “Missão e Santidade”, sob o lema, “Allamano nos convida a trabalhar juntos: todos por um e um por todos”, com essa desculpa, nos permitimos refletir sobre a importância da missão no caminho da santidade. De como as diversas experiências vão provando o espírito das pessoas que se atrevem a dizer sim para servir onde mais se precisa, deixar as famílias e se aventurar em um mundo completamente novo onde nos confrontamos a nós mesmos.

No encontro foram compartilhadas diversas experiências missionárias de companheiros com vários anos de serviço, outras, de alguns que estão apenas começando, e outros expressaram suas diversas inquietações antes de dar o primeiro passo. Foi bonito ouvir como Deus chama a cada um de diferentes maneiras e nos leva por caminhos inesperados, pois ninguém planejou ou imaginou ir servir nos lugares onde fomos destinados. Todos nós enfrentamos grandes dificuldades e nos encontramos em situações onde em algum momento não sabíamos o que fazer, mas todos concordamos que, apesar de muitas vezes acreditarmos que não estamos preparados para o que nos foi incumbido, Deus nos molda, nos conduz e nos dota de tudo o necessário para cumprir a missão que ele, através da Consolata, estabeleceu para cada um.

A presença dos sacerdotes e irmãs, como sempre, com sua mensagem, nos permite fixar o rumo para que possamos estabelecer metas alinhadas com o carisma do Instituto. O P. Oscar Medina, membro do conselho superior da Região Colômbia e encarregado de acompanhar e ser ponte entre os leigos e o Instituto, nos elucidou acerca das conclusões do capítulo geral: explicando qual é o novo rumo do Instituto Missionário da Consolata – IMC em suas dimensões: espiritual, missionária e organizacional. O mesmo fizeram as Irmãs Missionárias da Consolata. Agora nos cabe refletir sobre esses insumos e ver de que maneira continuamos vivendo um laicato que se ajuste às diretrizes.

Chamados à Santidade

Um dos temas centrais teve como expositor o P. Claudio Brualdi IMC com o tema “A Santidade de Allamano e o Laicato”. Ele nos contou seus inícios, quando conheceu pela primeira vez seminaristas e padres do Instituto Missionário da Consolata, tendo 20 anos, e como o carisma o foi atraindo, primeiro porque viu que o P. Fundador era diocesano e segundo pela vocação para a Consolata.

O padre Claudio nos lembrou que no primeiro grupo de Missionários enviados para a África em 1901, o Beato José Allamano incluiu dois sacerdotes e dois leigos que desempenhavam o papel de acompanhar e compartilhar seus conhecimentos em artes e habilidades manuais. Nos lembrou também a proposta do Papa Francisco de uma Igreja em sinodalidade, movida pelo Espírito Santo, na qual os leigos são grandes protagonistas.

Palavras do Superior Regional

O P. Venanzio Mwangi saudou a Assembleia em nome de todos os sacerdotes: ressaltou a importância desses espaços de encontro, pois nos fazem voltar à raiz. Expressou que «o lema desta assembleia nos chama a nos configurarmos em Cristo, porque a missão é fácil, mas a santidade nos convida a um trabalho muito mais árduo e o Allamano nos convida a isso», a uma santidade em comunidade, como família missionária. Nos lembra que o Beato José Allamano fundou o Instituto para a santificação de seus membros e nos faz um chamado a refazermos a pergunta: O que significa ser hoje Leigo Missionário da Consolata?

Fazendo referência às palavras do Papa: «Uma Igreja em saída» quer que meditemos o significado dessa frase. Ele, como superior regional, «Gostaria de ver mais Lucielas na missão, embolando a vida dos padres, mas fazendo o bem». Finalmente, nos convoca a nos prepararmos desde já para o grande acontecimento da canonização do Beato José Allamano, anunciando a boa nova desde nossos bairros, paróquias e ambientes de vida. A canonização virá, esperamos, para o jubileu do IMC.

Conclusão

No domingo foram realizados os compromissos laicais dos novos membros e a renovação dos que já estamos há mais tempo. A equipe coordenadora apresentou o estado atual da comunidade no aspecto organizacional e nos convidou a dar o sim renovado, pois existem lugares que hoje necessitam do serviço laical. Também foi estabelecido que a próxima Assembleia Nacional (2025) será realizada em Cali. Desde já estão todos convidados.

*Germán Fernando Angulo Asprilla, Leigo Missionário da Consolata, em Cali – Colômbia