Comunidade São Paulo realiza primeira reunião de 2016

Primeiro encontro do ano dos Leigos Missionários acolhe dois novos casais na equipe e organiza a caminhada de 2016.

de Janice Santos de Oliveira

Os Leigos Missionários da Comunidade São Paulo reuniram-se no dia 20 de fevereiro, sábado, na Casa Regional das Missionárias da Consolata, para sua primeira reunião ordinária de 2016.

encontroleigosmissionarios16O objetivo deste primeiro encontro foi retomar a caminhada em vista da contínua formação para a missão. Neste ano, o programa se inicia com a realização do retiro anual, agendado para os dias 12 e 13 de março, no Recanto Consolata.

O momento forte dessa primeira reunião foi a chegada e acolhida de dois novos casais, os quais passam a integrar a Comunidade São Paulo dos LMC. Doris e Ramiro são bolivianos e estão no Brasil há mais de 35 anos. Desde que chegaram ao país, procuraram envolver-se com as pastorais da Igreja. Na Paróquia São Marcos, Doris foi catequista por 22 anos, tendo também liderado grupo de casais do Encontro de Casais com Cristo – ECC, por dois mandatos. Atualmente o casal frequenta a Paróquia Nossa Senhora da Penha, no Jardim Peri.

O outro casal, Wagner e Solange, é um velho seguidor do Carisma Allamaniano, sendo ele funcionário do Centro Social Jardim Consolata, coordenado pelas Irmãs Missionárias.

Coube à coordenadora dos Leigos, Fátima Bazeggio, apresentar aos novos casais os métodos formativos, compostos por subsídios, em formato de fascículos, com importantes temas para reflexão e partilha de fé e vida, esclarecendo que: “o objetivo dos subsídios é que sejam aplicados à nossa vida, a partir do que somos, fomos ou pretendemos ser, pois ser LMC representa um chamado, uma vocação”.

Fátima salientou que as reuniões, também chamadas de encontros, acontecem mensalmente, sempre no segundo sábado de cada mês. Informou ainda que, além da formação, os encontros objetivam estreitar sempre mais os laços de amizade e fraternidade que unem os LMC como família que partilha o mesmo carisma e missão.

Além da presença de Irmã Maria Angelina, assessora dos LMC, a reunião contou com a participação da Irmã Anair Voltolini, Superiora Regional, a qual partilhou as conclusões do Encontro das Superioras em nível de Continente das Américas, ocorrido também em fevereiro. Este Encontro estabeleceu como fundamento para os próximos anos a Missão Ad Gentes, tendo como prioridade aqueles que ainda não conhecem Jesus.

*Janice Santos de Oliveira é Leiga Missionária da Consolata – LMC, da Comunidade São Paulo.