Beber na Fonte do Carisma

José Allamano fala hoje aos LMC como a um de seus missionários dos primeiros tempos; e como são atuais os seus ensinamentos!

Por Fátima Bazeggio *
Foto: Arquivo LMC
Leigos-Missionários-da-Consolata-atividadess_abril-2014

Leigos Missionários da Consolata em visita aos índígenas Guarani Kaiowa, Dourados, MS.

No momento histórico em que Allamano viveu, predominava a visão eclesial de que vocação missionária era um dom específico dado apenas a consagrados e sacerdotes. Foi só a partir do Concílio Vaticano II que o conceito de Igreja como Povo de Deus chegou para dignificar todo batizado, fazendo-o participante da missão e do apostolado da Igreja.

Desde 1993, quando se reuniram os primeiros leigos para conhecer, aprofundar e viver o Carisma do padre Allamano, muita vida e história, dores e perdas, encontros e alegrias, construíram o caminho, até os LMC serem reconhecidos como o terceiro sujeito carismático. Este título traduz a importância do Carisma, pois, ao longo desses 20 anos, o espírito de família foi consolidado, através do empenho, estudo, oração e partilha de vida.

Ao convite respondemos como a um chamado, e assumimos como vocação. A espiritualidade e a metodologia allamaniana integraram nossas vidas, a ponto de transparecer, até no silêncio, o bem, bem feito; na escuta, a compaixão; na Eucaristia, a adoração; em Maria, o modelo; pela Igreja, a fidelidade; na oração, a constância; na busca pela santidade, um esforço; no estudo, um empenho; na ação social, um comprometimento; e o ideal missionário vivido em todas as dimensões da nossa realidade de leigos: profissional, familiar, paroquial, política e social, com a paixão que caracteriza os discípulos missionários.

José Allamano fala hoje aos LMC como a um de seus missionários dos primeiros tempos; e como são atuais os seus ensinamentos! Fizemos uma leitura do livro “Fragmentos de um retrato” na ótica dos LMC; que alegria perceber que ele dirige-se a nós como um amigo, de quem aprendemos lições de vida, e que, como pai e mestre, somos por ele acolhidos e formados.

Somos presença em três continentes, de realidades e culturas diferentes, mas a mesma filiação, o mesmo ardor missionário e a mesma vocação: “anunciar a glória de Deus às nações”.

* Fátima Bazeggio é coordenadora dos Leigos Missionários da Consolata, São Paulo.
(CC BY 3.0 BR)