Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016

A Campanha da Fraternidade Ecumênica nos motiva, como Leigos Missionários, a irmos ao encontro de todas as pessoas para que juntos possamos agir de forma a favorecer o cuidado com a nossa Casa Comum.

Por Fátima Bazeggio

Os Leigos Missionários da Consolata, como parte da família que se reúne ao redor do carisma missionário do padre José Allamano, veem com alegria mais uma Campanha da Fraternidade Ecumênica, em tempos em que, mais do que nunca, se faz necessária a união entre as igrejas cristãs que se comprometem com o sofrimento humano causado pela agressão à natureza, com a falta de recursos básicos para a saúde, e pelo descaso das autoridades, pois o caminho da missão não fica no assistencialismo, mas parte para a conscientização de que todos têm responsabilidade de cuidar da Casa Comum, OIKOMENE, o planeta Terra.

abertura_cf2016A Campanha da Fraternidade Ecumênica é uma grande oportunidade de expressar o desejo de Jesus que reza ao Pai: “...para que todos sejam um, a fim de que o mundo creia que Tu me enviaste” (Jo 17, 21), e também de vermos que nossas diferenças não são ameaças, mas riquezas e expressões do próprio amor de Deus.

Jesus Cristo é o centro da vivência ecumênica e ilumina o ser e o agir dos cristãos que se sentem comprometidos com o seu projeto, mostrando que a promoção do diálogo, da justiça, da paz e do cuidado com a criação, tudo isso é possível, assim como uma comprovação de que igrejas irmãs são capazes de repartir dons e recursos na missão de construir uma casa comum, sustentável e habitável para todos os seres vivos. Essa luta é profética, pois questiona as estruturas que causam e legitimam vários tipos de exclusão: econômica, ambiental, social, racial e étnica. São discriminações que fragilizam a dignidade de homens e mulheres.

Devemos estar atentos ao atual modelo de desenvolvimento, que ameaça a vida e o sustento de muitas pessoas, em especial das mais pobres, destruindo a biodiversidade, o que torna cada vez mais urgente a união das igrejas, pois se a nossa Casa Comum está sendo ameaçada, não podemos ficar calados. Deus nos convoca para cuidar da sua criação. Promover a justiça climática, assumir nossas responsabilidades pelo cuidado com a Casa Comum e denunciar os pecados que ameaçam a vida no planeta é a nossa missão.

Pela quarta vez, a Campanha da Fraternidade é realizada de forma ecumênica. As três anteriores tiveram os seguintes temas: ano 2000 – Dignidade humana e paz – Novo milênio sem exclusões; ano 2005 - Solidariedade e paz – Felizes os que promovem a paz e ano 2010 – Economia e vida – Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro

Neste ano, o tema selecionado para a reflexão da Campanha da Fraternidade é: “Casa comum, nossa responsabilidade”; e o lema, “Quero ver o direito brotar como fonte e a justiça correr qual riacho que não seca” (Amós 5, 24), proposta que busca estar em sintonia com a encíclica do Papa Francisco, Laudato Si’.

As Campanhas Ecumênicas servem para fortalecer os espaços de convivência entre as diferentes igrejas. O diálogo e o trabalho conjunto em favor do bem comum são testemunhos importantes que podemos oferecer para a sociedade; por isso, a deste ano nos motiva, como Leigos Missionários da Consolata a irmos ao encontro de todas as pessoas – católicas, evangélicas, espíritas, de outras religiões e até mesmo aos não crentes, para que juntos possamos agir de forma a favorecer o cuidado com a nossa casa comum.

Fátima Bazeggio é Leiga Missionária da Consolata da Comunidade São Paulo.