Profetas da Consolação

Leigos Missionários da Consolata (LMC) escrevem série de três artigos sobre profetismo. Primeiro artigo.

Por Márcio Mariano Moreira

Se Jesus voltasse hoje, qual seria a nossa atitude? Provavelmente, colocaríamos seu nome em um site de busca. Depois, verificaríamos se era “fato ou fake”, boato ou verdade. Ou, dependendo da fonte ou de quem nos dissesse a respeito d’Ele, nem questionaríamos. Simplesmente, tomaríamos nossas decisões baseados nesta referência e pronto. Se a pessoa não chega com holofote, brilho, pompa, logo desconfiamos e, se não agradar, aplicamos a atual “teoria do cancelamento”.

Curiosamente, faz mais de 2000 anos que estamos fazendo isso. Infelizmente, nossa sociedade continua repetindo os mesmos erros desde os tempos de Jesus aqui na terra. Em Lucas 4, 21ss, quando Jesus começou a ensinar na sinagoga, as pessoas começaram a questionar: mas não é este o filho de José? Enão aceitam seu discurso e tentaram jogá-lo no precipício, ou seja, a teoria do cancelamento nos seus primórdios.

A humanidade sempre é atingida por uma série de apelos proféticos. O cuidado é para não agirmos como um inseto que, por não possuir raciocínio lógico, voa em direção ao brilho da luz e morre. Temos diversas pessoas que se autointitulam como oráculos da verdade, atribuem para si titulação acadêmica, arregimentam seguidores e os conduzem para uma negação da realidade. Não podemos ficar na postura infantilizada. Uma criança confia plenamente em quem cuida dela. Se é dito a ela pule, ela pulará. Contudo, “Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança”. (1Cor 12, 11)

Profetas da atualidade

João Batista foi um profeta compromissado com a verdade, o que lhe custou sua vida. Ele preparou o caminho do Senhor, batizou Jesus no rio Jordão e, no dia seguinte “fixou o olhar em Jesus que passava e disse: Eis o Cordeiro de Deus. Os dois discípulos ouviram dizer isso e seguiram Jesus”. (Jo 1, 36-37) Os profetas da atualidade estão apontando àquele que tira o pecado do mundo? E trazendo para atuação profética enquanto leigo missionário da Consolata, ela está aplainando os caminhos do Senhor levando a consolação, princípio de nosso carisma Allamaniano? Enquanto profetas LMC (Leigos Missionários da Consolata) devemos ser portadores da verdade em Cristo. O vocacionado LMC é um profeta da consolação e sua atuação é uma forma de substancialização deste chamado. Padre Jaime Patias, imc, em sua homilia de 20 de fevereiro disse que nossa missão é amar, bendizer, fazer o bem e rezar. E padre Luiz Hermann, imc, na homilia de 13 de março nos ensina que quanto mais nos aproximamos de Jesus, mais nos humanizamos e mais nos divinizamos. Estas são pistas para nossa atuação profética.

Respondendo à pergunta inicial, Jesus volta no momento em que nos colocamos a serviço d’Ele levando consolação ao próximo.

Márcio Mariano Moreira – LMC (Leigo Missionário da Consolata), psicólogo com doutorado em Ciências Médicas.