Em solidariedade ao povo Yanomami

A Missão Catrimani é uma presença missionária e profética dos Missionários e Missionárias da Consolata, junto ao povo Yanomami, em defesa e proteção da vida, dos direitos humanos, da cultura, da floresta, da casa comum.

de Ana Margarete Silva

Há décadas, os Yanomami vêm sofrendo e enfrentando desrespeito, degradação e violência pela presença de garimpeiros ilegais, causando impactos ambientais, sanitários e culturais nas terras indígenas. Nos últimos três anos, a expressiva e violenta invasão de garimpeiros na Missão Catrimani e a consequente introdução de bebidas alcoólicas, drogas, prostituição, cooptação de indígenas com promessas, favores, benefício e troca de objetos, tem aviltado a dignidade e afetado a identidade cultural dos Yanomami. Os jovens são as maiores vítimas, pois, atraídos pelas “benesses”, são induzidos a desvalorizar sua própria cultura, são enfraquecidos no reconhecimento e na luta histórica por seus direitos, sentem-se impotentes e incapazes de se defenderem e assumirem o protagonismo da própria vida.

yanomamis1Em resposta a estes desafios, nasceu o Projeto de Capacitação e Conscientização Cultural dos Jovens da Comunidade da Terra Indígena Missão Catrimani, coordenado por padre Bob Mulega, imc, a fim de garantir a inserção ativa dos jovens na caminhada da organização indígena, apoiá-los e ajudá-los a assumir e afirmar sua identidade cultural e étnica, bem como o seu protagonismo.

O clamor dos Povos Indígenas ressoou muito forte no Sínodo da Amazônia e ainda ressoa em nossa vida. Não podemos ficar indiferentes a essa realidade.

Enquanto comunidade de Leigos Missionários da Consolata (LMC) no Brasil nos encontramos virtualmente, no dia 4 de junho para escutar padre Bob, Irmão Ayres Osmarin, imc, irmã Noemi Mamani, MC e Luís Ventura, LMC-CIMI, que partilharam os aspectos da Missão Catrimani, e as ações governamentais relativas às questões indígenas em Roraima. Foi um despertar para a tomada de consciência! A missão nos contagiou e nos chamou à comunhão. Interpelados por Jesus, compelidos pelo Espírito Santo e incentivados pelas palavras do Bem-aventurado José Allamano “Tudo pelo Evangelho”, unimo-nos enquanto Comunidade LMC, para tecer uma rede de sensibilização, apoio e ações colaborativas de recursos, em solidariedade ao povo Yanomami.

Ana Margarete Silva é Leiga Missionária da Consolata (LMC) em Boa Vista, Comunidade Bem-aventurado José Allamano, RR.