Os Leigos Missionários na Amazônia e o setembro bíblico

Encontro dia 17 de setembro dos leigos destacou as festas litúrgicas do mês e promoveu formação missionária.

Por Animação Missionária Juvenil Vocacional

Vivenciamos o ponto alto do mês de setembro, mês da Sagrada Escritura, no dia 17 (terceiro sábado do mês). Para nós foi mais um momento de convivência Fraterna e Formação Espiritual-Missionária.

leigosmissionarios2Nossas atividades iniciaram santificando a nossa jornada com a Santa Missa, marca da dimensão espiritual para nós, presidida pelo nosso diretor espiritual padre Denis, imc. Ele recapitulou na sua homilia a caminhada semanal dos temas e festas litúrgicas, comemoradas ao longo de todo mês bíblico e, sobretudo, da semana que antecedeu o nosso encontro.

O Padre deu destaque aos pontos altos das festas litúrgicas, como a Exaltação da Santa Cruz e a Festa de Nossa Senhora das Dores, culminando com as leituras do Evangelho do dia do encontro (Lc 8, 4-15) que entre outras nos apresenta as diferentes formas de acolher a Palavra de Deus semeada ainda hoje, no nosso dia a dia como naquele então da parábola... Fez um forte apelo aos nossos corações missionários, a que sejamos terra fértil onde a Palavra possa crescer e produzir muitos frutos de amor a Deus e ao Próximo...

Destacou-se ainda, a importância do silêncio em nossas vidas e, nos convidou a contemplar Nossa Senhora, como a mãe discípula-missionária que acompanha o seu filho em tudo, e no silêncio do seu coração, ela sempre atenta à missão do seu filho. No entanto, notou-se na partilha do padre que quando Jesus libertava e curava algumas das mulheres (Lc 8, 1-3), logo essas formavam ou faziam parte do “clube” da Mãe Divina, o qual percebemos no episódio do calvário ao pé da cruz (Mc 15, 40-41). Elas estavam presentes compartilhando a dor que transpassou a alma da Mãe do salvador..., as Marias, curadas e libertas pelo mestre do amor e da misericórdia eterna não deveriam se acanhar perante o chamado do Senhor, mesmo na missão em companhia de Maria da Consolação...

Nossa Senhora é a Senhora do silêncio...! “Ela, a Dona (como a costuma chamar) é aquela que guardou o silêncio que age por dentro e transforma por fora” disse o Pe. Denis. E continuou, “O silêncio tão desprezado na sociedade barulhenta dos nossos tempos, que veda nossos ouvidos com a cera do egoísmo. Aprendamos com Maria a silenciar nosso coração, para que possamos ouvir os apelos do Senhor; que por tantas vezes grita por Socorro, Misericórdia, Compaixão e Consolo na pessoa de tantos irmãos e irmãs, feridos pela indiferença humana...”

leigosmissionarios3Terminado o momento espiritual, prosseguimos com a fraterna comemoração dos aniversariantes do mês, ou seja, cantamos parabéns as leigas: Rai e dona Ana. Logo iniciou a formação Missionária, dando continuidade ao estudo liderado pelo Leigo Igor Trindade sobre os artigos do nosso Estatuto, em fase de elaboração. Debateu-se os artigos que tratam dos vínculos entre IMC e LMC, e que, determinam a pertença em primeiro lugar pela Espiritualidade e carisma do nosso Fundador Beato José Allamano, com a profunda opção pela missão Ad Gentes...

Concluímos as atividades do nosso encontro, acertando os aspectos, relacionados a nossa vida humana-social: avaliando o passeio realizado no último dia três do mesmo mês; foi acertado os detalhes da visita do ícone de Nossa Senhora Consolata que está visitando às famílias dos leigos e, finalizamos com a concretização dos detalhes relacionados ao segundo retiro espiritual do ano que desta vez será realizado simultaneamente com o momento de socialização e lazer do grupo, em comunhão com os vocacionados da Consolata, com previsão para o início de dezembro.

Que Nossa Senhora Consolata continue nos inspirando, ensinando e ajudando no caminho do silêncio, para melhor contemplarmos o rosto do seu Filho Cristo Jesus nosso redentor e salvador em todas as pessoas e situações da vida e da missão!

Fonte: LMC, Região Amazônia.