Atuando em Joanópolis, em favor dos idosos e carentes

“A fé ilumina o mistério da idade e infunde serenidade à velhice” (João Paulo II)

Por Luiz e Fátima Baseggio

Joanópolis é uma cidade que dista 110 km de São Paulo, fica aos pés da Serra da Mantiqueira e em honra ao padroeiro São João Batista leva esse nome.

Fixamos residência nessa cidade em 2007 e apesar de ser considerada  estância turística, logo percebemos uma significativa parcela da população que vivia sem condições dignas de moradia, emprego, saúde e que raramente participava da comunidade paroquial.

joanopolis1menorAtravés de nossa atuação na pastoral da criança, tivemos acesso aos lares de famílias em diferentes realidades, onde constatamos que basicamente a oferta de emprego na cidade é: além do comércio local, lavanderia de jeans, oficina de costura (onde quem não costura ganha centavos cortando fios das peças prontas), carvoarias e serrarias que montam caixinhas para colocar frutas.

Acompanhamos de perto a dificuldade das famílias no acesso à saúde, ao emprego e à educação. A taxa de adolescentes grávidas é alta, assim como o uso e o tráfico de drogas, que geram além de dependência, a prisão de muitos jovens, pais e mães de famílias, que quando não tem com quem deixar os filhos pequenos entregam os mesmos à responsabilidade do conselho tutelar.

joanopolis2menorO turista que passa por aqui e olha apenas os encantos da paisagem de serras e águas não vê essa realidade, mas como comunidade paroquial que leva em conta as recomendações do Papa para uma igreja em saída, devemos ter nosso olhar constantemente atento para as “alegrias e tristezas de nossa população pois elas são as alegrias e tristezas de nossa comunidade paroquial”, mesmo quando nem todos façam parte do rebanho dos católicos.

Recentemente em contato com os agentes comunitários de saúde, ficamos sabendo que na área urbana da cidade (ainda não se tem esses dados da zona rural) o número de idosos supera o de crianças e esse desafio nos fez procurar a Pastoral da Pessoa Idosa, para vir à Joanópolis capacitar líderes que pudessem atender essa parcela da população, com uma metodologia nascida do sucesso da obra da mesma fundadora da Pastoral da Criança, nossa saudosa Dra. Zilda Arns.

E assim, hoje vemos com alegria 15 pessoas dispostas a abraçar a missão da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) que é “promover os direitos da pessoa idosa, sua saúde, segurança e participação, valorizando os vínculos familiares por meio de acompanhamento domiciliar, fortalecendo a Rede de Solidariedade.”