Em tempos de pandemia

Por Lucilia Mono *

O olhar e o acolhimento do Leigo Missionário da Consolata (LMC) da comunidade São Bento no Centro de Educação Infantil (CEI) Padre Bernardo Gora, situado no Jardim Peri, zona Norte de São Paulo, a princípio foram encaminhados para conscientizar as famílias a se prevenir contra a Covid-19, e pensar como seriam as atividades propostas com o distanciamento.

Tudo novo, tudo a se reinventar e planejar. A aproximação escola/família, para suprir uma necessidade imediata dos pais e responsáveis. No início a escola produziu vídeos com histórias e propostas de atividades, por meio das redes sociais, entretanto essa opção para muitos era difícil pois não possuíam equipamentos ou mesmo o acesso à tecnologia.

Veio a preocupação de como seria a aproximação com as famílias para saber da situação das crianças como alimentação, moradia e desemprego. A união dos LMC com a diretoria do CEI foi fundamental para dar assistência às famílias com cestas de alimentos.

Um trabalho de formiguinha para conversar com os familiares, escutar sobre o que vem acontecendo no país e no mundo, suas angústias, tristezas e medos. Ouvimos com atenção o que eles têm a nos contar sobre como estão enfrentando a pandemia. Escrevemos cartas para eles falando das nossas angústias e sobre as nossas famílias, e assim vamos nos consolando mutuamente.

Mesmo com a segunda dose ainda vivemos incertezas. No momento estamos atendendo 100% das crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, mas ainda percebemos a gravidade da situação com crianças que testam positivo, outras com suspeitas e outras que manifestam sintomas.

Quantos agradecimentos recebemos pelo fato de ouvir e chorar juntos as tristezas das perdas e quantas alegrias tivemos quando soubemos de testes que deram negativo. Com tudo o que vem acontecendo no Brasil e no mundo só temos a agradecer a Deus pela vida e por continuarmos nessa caminhada junto com nossa comunidade. ν

* Lucilia Mono é Leiga Missionária da Consolata, Jardim São Bento, São Paulo, SP.