Leigos da Região Amazônia em formação psico-humana

Encontro dos Leigos Missionários reflete sobre superação de problemas.

Por Leigos Missionários Região Amazônia

No dia 19 de novembro, como de costume no terceiro sábado, foi realizado o encontro mensal do LMC iniciando com a Celebração Eucarística, presidida pelo padre Denis, nosso diretor espiritual concelebrada com padre Claudio. Em sua reflexão, padre Denis nos falou que os três santos: Roque, Afonso e João, Presbíteros e Mártires que na ocasião do dia de encontro a liturgia fazia memória, regaram a terra da América Latina com seu sangue. O martírio foi o maior testemunho de suas vidas doadas na missão por amor a Cristo e aos irmãos indígenas.

lmcregiaoamazonia1Exortou-nos padre Denis que a vida de missão é abandonar-se em Deus, é sair de si mesmo, como os três presbíteros que foram responsáveis e incumbidos de sair em defesa dos povos indígenas da América Latina.  Fez-nos ainda todo um apanhado reflexivo acerca dos temas litúrgicos celebrados no mês de novembro: Finados, Todos os Santos, finados da Consolata (dia 15/12) e culminando com a grande solenidade de Cristo Rei, encerrando o Ano Litúrgico e o Ano Santo da Misericórdia; lembrou-nos Pe. Denis que somos a Igreja peregrina e perseverando na caminhada, com a ajuda da graça de Deus seremos a Igreja celeste...

Todos esses momentos litúrgicos convidam-nos a ter olhos e ouvidos atentos aos apelos de amor e de eternidade lembrados através da Santa Palavra de Deus nesses tempos tão efêmeros e conturbados que vivemos. Os cristãos precisam brilhar como um sinal profético de fé e de esperança.

Prosseguindo com a dimensão formativa humana, a convidada do mês foi a Psicóloga Dra. Larissa Batista, que a pedido do padre Denis, veio nos ministrar uma palestra sobre a importância da família com o tema: “Vida de comunhão na família cristã como superação das tribulações de origem psico-social-humanas". Larissa, cristã leiga, nos apresentou  a família como sendo um aprendizado do amor, pois ela é fruto da criação divina que requer renúncia dedicação, paciência, tolerância e respeito.

Na família, nos tornamos humanos na prática do amor, pois ela é a igreja doméstica, onde aprendemos os valores cristãos e morais para vivermos em sociedade.  Infelizmente com o uso da internet, esses valores estão se perdendo com a falta de respeito, entre país e filhos, isolamentos, traições, pedofilia, drogadicção... Com isso as famílias vão perdendo os valores da primeira escola que é a doméstica, mesmo as famílias estando juntas, vivem separadas cada membro com seu smartfone ou tablet, vivem cada um em seu mundinho virtual, sem o principal que é o diálogo familiar, sem afetos, sem fraternidade.

A psicóloga lembrou em sua colocação, que a primeira missão começa em casa onde os pais são os educadores e a escola é o local de instrução; essa é a missão do professor; os pais são os verdadeiros educadores e colaboradores de Deus, referencial de autoridade e respeito, assim como nos cuidados e prática do amor.  Segundo Larissa, a crise das famílias é exatamente a falta desse amor, que é essencial para um bom e saudável desenvolvimento, em todas as etapas da vida e do relacionamento familiar, social e até espiritual de cada pessoa.

Assim, pela graça de Deus, finalizamos mais um encontro mensal do grupo-LMC Amazônia com os detalhes do nosso segundo retiro anual o qual será realizado nos dias 3 e 4 de dezembro juntamente com os jovens vocacionados da Consolata.

“... É a mãe da misericórdia, a quem nos consagramos: cada situação nossa, cada oração nossa, dirigida aos seus olhos misericordiosos, não ficará sem resposta...” (Papa Francisco homilia do encerramento do ano Santo da Misericórdia).