Leigos em Missão

Essa situação mostrou aos Leigos o quão pequenos e egoístas todos somos, mas também deu a eles a oportunidade de serem pessoas melhores e olhar o próximo com os mesmos olhos com que Cristo nos olha.

Por Leslie Aparecida Manoo *
Fotos: Arquivo LMC

leigos_missionarios_da_consolata_junho1_2015

Os Leigos Missionários da Consolata participaram de uma experiência em Itapevi, município da Grande São Paulo, durante a Páscoa, entre os dias 2 e 5 de abril de 2015. Já haviam realizado algumas ações solidárias em prol das pessoas da região, porém, nem todos do grupo as conheciam pessoalmente. Assim, a experiência foi muito boa, pois puderam compartilhar e dividir momentos de comunhão e fraternidade.

Os Leigos puderam constatar que o que muitas vezes é pouco para alguns, é na verdade muito para outros. Cada momento partilhado foi de grande aprendizado para todos.

Eles acompanharam a procissão da Via Sacra e posteriormente a peça teatral com a morte e crucificação de Jesus, com todas as passagens, desde a sua juventude.

Acolhida

leigos_missionarios_da_consolata_junho2_2015Chamou atenção a acolhida que tiveram. Destaque para o encontro com “Landinho”, de 39 anos, morador da região e portador de certa deficiência mental. Sorriso simples e largo, conhece a Palavra de Deus e procura vivê-la. Não reclama da vida que leva. “Landinho” perdeu a mão há poucos meses e sofre com a impaciência, a intolerância e a incompreensão das pessoas mais próximas.

Os Leigos Missionários levaram roupas, calçados e brinquedos, que haviam recebido como doação. As crianças gostaram muito dos brinquedos e em uma casa na qual haviam dez pequenos, quando eles receberam a sacola com roupas e brinquedos, correram para o quarto e foram dividir entre si os presentes.

Essa situação mostrou aos Leigos o quão pequenos e egoístas todos somos, mas também deu a eles a oportunidade de serem pessoas melhores e olhar o próximo com os mesmos olhos com que Cristo nos olha. Situações como essas dão a oportunidade de se criar empatia com as pessoas, colocando-se em seus lugares e agindo conforme gostaríamos que agissem conosco.

* Leslie Aparecida Manoo, LMC, é Leiga Missionária da Consolata em São Paulo, SP.
(CC BY 3.0 BR)