80 anos na alegria de servir

Dona Novelina, leiga missionária da Consolata de Votuporanga completou 80 anos.

Por Domênica Marchiaro e Fátima Bazeggio

“Somos gente nova vivendo a união, somos povo semente da nova nação”. O refrão desta canção ilustra bem o chamado a ser LMC na Igreja e no mundo. A inserção na família fundada pelo Bem aventurado José Allamano provoca em todos os leigos/as o sentido de pertença com a vivência no carisma de formas tão diversificadas quanto ricas e assim todo encontro quando acontece sempre serve para transformar e estreitar as relações.

novelina80anos1Em 31 de agosto, aconteceu em Votuporanga (600 Km de SP) um encontro festivo e fraterno em comemoração aos 80 anos de vida da Novelina, LMC responsável por ter motivado a criação dessa comunidade, desde 1994.

Já lá se vão 22 anos de partilha de vida e missão, de sonhos e realizações, onde o convívio permitiu que durante todo esse tempo, acompanhássemos o crescimento dos filhos, a alegria de ver a chegada dos netos e bisnetos, assim como também a tristeza da partida de alguns que deixaram saudade e lições de fé, as doenças e as consequências da idade que avança, apresentando novos limites que diariamente nos desafiam, porém sem roubar a fé na vida, a alegria de servir e o amor à missão.

Essa comunidade formada por 35 mulheres atua pastoralmente em cinco paróquias da cidade com funções e atividades distintas, carregando sempre o nome e o mesmo carisma de toda família Consolata.

De São Paulo partimos em duas pessoas representando todos que não puderam se fazer presente e além da surpresa para a aniversariante aproveitamos para visitar algumas doentes e realizar um encontro com o objetivo de trocar experiências de vida e missão.

“Caminhar é a forma mais radical da partilha. No desapego do caminho e na riqueza da diversidade dos encontros está a possibilidade de um mundo novo”. (Paulo Suess)

Domênica Marchiaro é Missionária da Consolata e Fátima Bazeggio é Leiga Missionária da Consolata.