Visita missionária, com gosto de quero mais

Comunidade dos LMC São Paulo visita idosos em São Miguel Paulista.

Por Maria Cristina V. Hugenshimidt

Como atividade missionária em grupo, estava marcada a visita que faríamos à Instituição de Longa Permanência para Idosos Irmã Ildefranca, no bairro de São Miguel Paulista, extremo leste da cidade de São Paulo, onde membros da Comunidade LMC de São Miguel prestam também sua colaboração. Por isso mesmo, seriam esses membros quem nos guiariam nessa visita.

idososaomiguel3menorA ansiedade em realizar um trabalho conjunto, com as comunidades LMC de São Paulo, Jardim São Bento e São Miguel, fez com que quatro de nós, da comunidade São Paulo - José Roberto e Valéria, Honório e Maria Cristina - nos enganássemos de data e antecipássemos em uma semana nossa ida a São Miguel. Nesse dia, obviamente, não fizemos a visita, mas foi um erro com o qual nos divertimos muito e a alegria fortaleceu-nos ainda mais nesse grupo. Como observou Irmã Angelina, nossa assessora, ao saber dessa aventura, “isto é ardor missionário!”

Finalmente, na data correta, pré-agendada, 14 de maio,  com os membros das demais comunidades realizamos a tão esperada visita à Instituição, acolhidos pela comunidade de São Miguel. Tivemos uma tarde de muita alegria e felicidade. Com a animação de Doris e o canto de nosso LMC violeiro Wagner Melo, o ambiente se tornou festivo e demos muitas risadas.

idosossaomiguel1menorCurtimos tudo de perto, vendo em cada um dos idosos internos a satisfação de estarmos ali. Eles sentiam-se verdadeiramente em casa, inclusos em uma família, família que muitos deles já nem sabem onde está. A maioria é de origem desconhecida, pessoas que não têm para onde ir, e que a Prefeitura encaminha para a Instituição. Os idosos realizam atividades por meio das quais possam incrementar a sua autoestima, refletir sobre seu cotidiano, e realizar novos projetos de vida, reforçando assim o exercício de cidadania.

Foi, enfim, uma perfeita integração com os Leigos Missionários da Consolada - LMC, e ficou um gostinho de “quero mais”. Agradecemos a todos os colaboradores da casa, voluntários e internos, pela agradável recepção.

*Maria Cristinha Vilela Hugenschimidt é leiga missionária da Consolata - LMC, da Comunidade São Paulo.