Leigos Missionários da Consolata da Colômbia se reúnem em Assembleia

Trinta leigos missionários da Consolata (LMC) participaram da XIII Assembleia Nacional em Jamundí, Cali.

Por Júlio Caldeira

Entre os dias 2 e 3 de julho, em Jamundí, acolhidos pela comunidade de Cali, Colômbia, 30 Leigos
Missionários da Consolata (LMC) se reuniram para participar da XIII Assembleia Nacional.

missionariosleigoscolombiaCom o lema “Os LMC, testemunhas da misericórdia do Pai”, participaram leigos provenientes das comunidades de Bogotá, Bucaramanga, Calí e Medellín, além de um leigo de Manizales para conhecer o caminho, dois sacerdotes e um religioso professo da Teologia dos missionários da Consolata, além de uma irmã missionária.

Primeiro dia
Com a chegada dos participantes, a Assembleia teve inicio com uma oração coordenada pelos LMC de Calí. Em seguida, inspirados pelo lema, padre Júlio Caldeira refletiu com eles que devem se reconhecer discípulos, testemunhas e missionários da misericórdia de Deus desde o chamado que recebemos de Jesus e fortalecidos pelo carisma da família Consolata, da qual os LMC fazem parte, como os padres e irmãos missionários, as irmãs missionarias e os jovens missionários.

No período da tarde, a equipe de Revitalização e Reestruturação, refletiu acerca do perfil dos LMC, sistematizado no encontro continental americano dos LMC realizado em 2010, no Brasil. Os cinco pontos do perfil são: devoção mariana, tendo a Virgem Consolata como Mãe, modelo e guia; disponibilidade à missão Ad Gentes como ação apostólica; assumir o laicado missionário da Consolata como vocação ad vitam (em sua vida); estar disposto a receber a formação allamaniana, descobrindo Jesus no outro, dando testemunho de vida; partilha do carisma e da espiritualidade (oração, Eucaristia e espírito de família).

A seguir, os participantes realizaram um trabalho em grupo e plenária, refletindo acerca dos desafios da vida e missão de LMC. Os trabalhos do dia foram concluídos com uma celebração eucarística preparada pelos LMC de Bogotá e presidida pelo padre Júlio Caldeira, e uma confraternização missionária festiva, organizada pela comunidade LMC de Cali.

Segundo dia
O segundo dia começou com uma oração coordenada pelos LMC de Medellín. Pela manhã, foram dados os informes da equipe coordenadora das comunidades de Medellín, Cali, Bogotá e Bucaramanga, e o belo testemunho missionário de Danmari Mujica (LMC venezuelana que está atualmente em Sucumbíos, no Equador).

Após o almoço, o padre Venanzio Mwangi, imc, falou sobre a espiritualidade missionária do laicado, desde a importância de uma vida autêntica, segundo o Espírito, com o fim de assumir o compromisso que buscamos realizar a cada dia. Também foi compartilhado o trabalho que está sendo desenvolvido pela Comissão de Revitalização e Reestruturação (CRR), recordando o caminho da família Consolata, formada pelos sacerdotes, irmãos e irmãs, leigos e jovens. A Assembleia foi encerrada com uma celebração eucarística animada pela Pastoral Afro, presidida pelo padre Venanzio, com a renovação do compromisso missionário de cada LMC.

Como é próprio do espírito dos moradores de Cali, vivemos um verdadeiro encontro festivo, e agradecemos a toda a comunidade pela acolhida e preparação desta XIII Assembleia. A próxima foi agendada para os dias 1 e 2 de julho de 2017, em Bogotá.

Júlio Caldeira, imc, é missionário em Bogotá e diretor da revista Dimensión Misionera.