Leigos em missão para servir

Nós, Leigos Missionários da Consolata, formamos uma família bebendo do mesmo carisma do Bem-aventurado José Allamano.

Por Carlos Aparecido Piatezzi e Maria Alves da Silva Piatezzi *
Foto: Arquivo LMC

Visita ao Instituto de Longa Permanência para Idosos, Itaim Paulista, São Paulo, SP.

A Campanha Missionária, celebrada todos os anos no mês de outubro e organizada pelas Pontifícias Obras Missionárias - POM, teve neste ano como tema “Missão é servir”. Foi um momento oportuno para refletirmos sobre nosso papel de leigos missionários.

Como batizados, somos chamados a ser fermento no mundo nas diversas atividades em que estamos inseridos, seja na comunidade eclesial, na família ou na sociedade, porque quando Deus nos confia uma missão é sempre em favor dos outros e o instrumento que Ele nos oferece é o nosso testemunho. É o próprio Jesus que nos dá esta grande lição: “Quem quiser ser o primeiro, seja o servo de todos.” (Mc 10,44). Toda Sua vida foi um serviço ao próximo.

Nós, Leigos Missionários da Consolata, formamos uma família bebendo do mesmo carisma do Bem-aventurado José Allamano. Com seu testemunho, Allamano nos ensina a ser mais humildes e sensíveis ao sofrimento dos outros, e que devemos ter sempre um olhar atento às necessidades humanas.

Neste espírito, nossa comunidade de São Miguel Paulista, em São Paulo, colabora com as atividades do Instituto de Longa Permanência para Idosos, da Associação Beneficente Irmã Idelfranca, localizado no bairro de Itaim Paulista, no extremo leste da cidade de São Paulo. Com nossas orações e presença caridosa, acompanhamos os 30 idosos que ali residem. É sempre uma grande alegria e satisfação estar com eles, muitos dos quais abandonados pelos familiares. Sabemos que um simples gesto, uma conversa, um carinho, um abraço, fazem muito bem a eles, mas a nós também, que recebemos em dobro todo o carinho ofertado. Missão é sempre servir!

* Carlos Aparecido Piatezzi e Maria Alves da Silva Piatezzi (Rosa) são coordenadores dos Leigos Missionários da Consolata – LMC, da Comunidade São Miguel Paulista, em São Paulo (SP).
(CC BY 3.0 BR)