Páscoa é todo dia!

Viver intensamente cada dia, como filho amado de Deus, com retidão, com amor fraterno, na doação e na partilha, é reverenciar diariamente o sacrifício pascal, na esperança de vida nova, ressurgida a cada nova manhã; é viver a Páscoa todo dia.

Por Carlos Roberto Marques*

É tempo pascal. A canção nos fala que “a Páscoa não é só hoje, a Páscoa é todo dia”. Mas, com certeza, se você desejar agora uma feliz Páscoa, muitos, com ar de espanto, vão lhe responder: “mas a Páscoa já passou!”

Uma mensagem de final de ano que muito me agrada é esta: “Que o espírito do Natal permaneça em você por todos os dias do ano novo!” Também esse enlevo e o reconhecimento do infinito amor de Deus, que a Semana Santa e, de modo especial, a Ressurreição despertam em nós, deveriam durar muito mais tempo... todo o tempo.

páscoacrista1Vida, paixão, morte e ressurreição; vida, paixão, morte e ressurreição; vida, paixão, morte e ressurreição. É a história que se repete a cada dia, todos os dias, e nem sempre percebemos; muitos nem se deram conta.

A Missa, memorial da história da salvação, é uma oportunidade de reavivarmos em nossos corações – para depois exteriorizarmos em nossas atitudes – todas essas emoções e esses sentimentos que o Natal e a Páscoa produzem em cada um. Felizes os que participam diariamente das missas, vivendo muitos Natais e participando de muitas Páscoas, reanimando seu espírito.

Também o nosso dia a dia nos proporciona viver essa história, em nossa história: manhã, tarde, noite, manhã. A aurora nos acorda para mais um dia; vivemos alegrias e tristezas, enfrentamos obstáculos, temos vitórias, temos decepções e, no final, exaustos, entregamo-nos ao sono da noite, na esperança de que Deus irá despertar-nos, renovados, para um outro dia, uma nova vida.

Mateus 6, 24-34 (Preocupações Exageradas) usei como “muleta” durante um período difícil; curto, mas duro de atravessar. É uma leitura que recomendo a todos que estão angustiados.

“Olhai os lírios do campo” era um alento; “a cada dia basta sua dificuldade” era um bálsamo. Faz sentido viver um dia de cada vez, porque cada dia conta sua própria história, com começo, meio e fim: vida, paixão, morte e ressurreição. Viver intensamente cada dia, como filho amado de Deus, com retidão, com amor fraterno, na doação e na partilha, é reverenciar diariamente o sacrifício pascal, na esperança de vida nova, ressurgida a cada nova manhã; é viver a Páscoa todo dia.

*Carlos Roberto Marques é Leigo Missionário da Consolata – LMC, Comunidade São Paulo. Artigo publicado no Jornal O São Paulo, em 2 de junho de 2006.